TARÔ DE LENORMAND - Trabalho, Relacionamento, Saúde
Holística 2005


TARÔ DE LENORMAND - Trabalho, Relacionamento, Saúde
Holística 2005

Nelson Zuniga
CRT 34429
Terapeuta Holístico

RESUMO


 



MATERIAL E METODOLOGIA

O Tarô de Lenormand que conta com trinta e seis símbolos, foi à conseqüência de vários estudos e pesquisas pessoais, mas também, interação com clientes. Após ter lido o Tarô de Marsella e o Egipcio descobri que a simbologia em alguns casos produz medo ou constrangimento. É que o cliente realmente deseja entender, é, o conteúdo simbólico, para que faça sentido para a vida dele.

O Terapeuta Holístico sabe que quando se trabalha com energias, tem que ter uma limpeza, neutralização e organização do tarô para cada cliente, assim como para si mesmo, contando com alguns elementos básicos de proteção, ametista, pêndulo.

Como todo aprendizado, quando mais se estuda, mais dúvidas aparecem a vida e assim, "Quanto maior é a intensidade da Luz, maior é a intensidade da sombra" O estudo do tarô o levará a estudar radiestesia para desvendar dúvidas sutis que atiçarão sua curiosidade.

O tarô de Lenormand foi criado por uma mulher francesa e difundido por um povo nômade, o Baralho Cigano tem uma história cheia de mistérios, que contrasta com a simplicidade de suas cartas.

ANNE MARRIE ADELAIDE LENORMAND, viveu no final do século passado XVlll, na França durante o governo de Robespierre, uma mulher muito atraente, que se diferenciou do arquétipo das mulheres tradicionais da época onde muitas lendas se tecem a sua volta.

Anne Marrie, francesa nascida na cidade de Alençon, em 27 de Maio 1772, e que em seus 71 anos de vida ficou famosa pelas previsões feitas com o baralho criado por ela e que até hoje leva seu nome.

Nas 36 cartas do Tarô, mademoiselle Lenormand, como era chamada na época, leu o destino não apenas do temível Robespierre, mas também de outras grandes figuras da sociedade francesa, assim como de políticos e grandes líderes, entre eles o imperador Napoleão Bonaparte e sua esposa Josefina.

Para criar estas cartas, Anne Marie recorreu aos conhecimentos de cartomante, astrologia, numerologia e quirologia e aos profundos conhecimentos sobre cristais e plantas, para criar esse oráculo tão simples e ao mesmo tempo tão eficiente.

A simbologia destas catas fazem eclodir os segredos do conteúdo anímico, emocional do consulente além de mostrar as pessoas que interferem sua vida, trazendo para pára a consciência uma série de fatores até então não compreendidos, disponibilizando-os para o análise e tomada de decisões.

Tudo isto contribuiu para que Anne Marrie criasse este baralho, revolucionando a prática da cartomancia.

O tarô, tem uma forte ligação com a "TERAPIA EM SINCRONICIDADE" "Manual Oficial do Terapeuta Holístico"pág. 125 NTSV- TS 001, 2 e 3,

"TERAPIA TRANSPESSOAL" Pag 139 - 5.1.8 do "Manual Oficial do Terapeuta Holístico" que descreve o seguinte: "A resposta é a transcendência dos limites da personalidade, conectando o cliente consigo mesmo, trazendo a consciência aspectos de seu "eu" mais profundo, integrando-se, ainda, com seu próprio corpo, sociedade e universo".

5.1.5 VIVÊNCIAS: Permite o contato com estados profundos de autoconsciência e, desse modo, permite o aflorar tanto de emoções reprimidas, lembranças traumáticas e sonhos (para serem trabalhados na Terapia Holística), quanto ao despertar de uma sabedoria interior e intuitiva no cliente, capaz de orientá-lo na tomada de decisões ou, até mesmo, na resolução de questões qualidade de vida e saúde.

5.1.10 SINCRONICIDADE: Teoria Junguiana da possibilidade de relação significativa, mas não casual, entre eventos; termo criado por C.G. Jung para descrever a ocorrência quase simultânea de dois eventos, um interior e o outro, exterior, que parecem ter uma relação em comum, que não seja a de "causa e efeito"

A facilidade de interpretação do Tarô de Lenormand, ajuda também a compreensão do cliente, pois as mensagens contidas em suas cartas é clara e simbólica. Ex. a carta "As nuvens" simboliza exatamente uma face nebulosa, um período de instabilidade emocional de confusão de sentimentos.

A arte de ler as cartas é um verdadeiro ritual. Não entanto, para fazer uma boa leitura basta tomar algumas providências simples, que ajudam a criar um clima favorável. São elas:

Quando comprar o baralho, ou recebe-lo num curso, antes de usá-lo, faça uma limpeza com incenso, e o incenso previamente limpo com uma ametista que deverá ser lavada na água corrente. Para isso, pegue as cartas uma por uma, passe-as na fumaça e mentalize que cada uma irá servir como instrumento de sabedoria.

Para jogar, escolha um lugar tranqüilo em uma mesa, e uma mandála, toalha de mesa ou lenço que, de preferência, deve ser usada exclusivamente para a leitura de cartas.
Antes do jogo, faça uma oração ou meditação silenciosa, a fim de abrir seu espírito para a percepção do conteúdo simbólico das cartas. Conectando-se diretamente ao seu Anjo da Guarda.

Depois de jogar, passe a ametista, lave-a e guarde o baralho organizado da carta 01 a 36 num tecido de origem natural.

 



RESULTADOS

Na atual mudança institucional que o país atravessa com a compactação de salários, terceirização, privatização, em fim, a globalização. Tem trazido como conseqüência o desemprego o a readaptação a mesma função com menores salários, gerando desespero em quem não entendeu que isto ia acontecer. Isto, deflagrou a desestabilização dos três pilares principais do ser humano, trabalho, relacionamento e saúde. Estas três vertentes não são isoladas, uma depende da outra, e levam a mesma conseqüência.

A magia do desconhecido leva o consulente a entender este tripé, é a iniciar uma cruzada para reorganizar o próprio projeto de vida.

HISTÓRICO DE UM CASO:

Cássio havia participado de meus cursos e palestras e realizado só uma consulta de Radiestesia e Radiônica para equilíbrio da aura. Profissional universitário e Terapeuta Holístico, com estas duas atividades na vida, ele vivia muito bem, empregado numa grande empresa há muito tempo e realizando seu laser de terapeuta nas horas vaga, essa grande empresa o demitiu, e lá se foi um salário de três mil e quinhentos reais, resultado obvio: desespero, busca, idade acima do padrão atual, baixa estima, conflito familiar, saúde abalada.

Aqui a procura do terapeuta aconteceu novamente, e é onde as laminas do Tarô de Lenormand entraram em ação, às cartas confirmavam o término de um período, más também, mostravam a abertura de caminhos do lado espiritual e avaliação do próprio jardim, a carta do sucesso estava no fim, um pouco distante, mas, após alguns sacrifícios como o perdão, reorganizar os gastos, mudar de residência, melhorar o diálogo com a família e principalmente acreditar em si mesmo, viria a estabilidade da montanha e a iluminação do sol.

É bom lembrar que nessa transição ele passou a ter uma série de sintomas, que os médicos encaminharam para uma série de exames que sempre deram negativo, o emocional estava muito abalado, neste momento contei com o apóio dos Florais de Bach e o equilíbrio dos Meridianos.

A transformação e mudança da consciência, aconteceram com a compreensão de que fazer o que gosta, e o maior incentivo, e que a atividade autônoma é um constante e prazeroso desafio, trazendo a mudança de valores o que o transformou num ser bem sucedido neste palco da vida.

DISCUSSÃO

O cliente cético prefere que você coloque as cartas sem fazer perguntas, e na medida que a leitura vai se desenrolando ele começa a interagir com o conteúdo simbólico das cartas e fazer associações com a própria vida trazendo a tona o conteúdo reprimido dentro de si e até entendendo o motivo do próprio ceticismo.

Para o cliente que acredita no Tarô, a interação torna-se muito agradável, jogar conhecendo o assunto que está preocupando, facilita a compreensão de qual é o verdadeiro papel que o cliente desempenha na vida.

Na nossa vida damos muito valor as "INFLUÊNCIAS EXTERNAS" devido a nossa natureza social, mas essas interações não dependem só de nós, uma é porque os outros as vezes não querem, e outra, porque, não queremos assumir nossa responsabilidade.

O ser humano comum faz o "TEMA" da própria história de vida, e tem dificuldade de alterar roteiros assimilados durante o seu crescimento. As cartas relacionadas ao papel na vida, provocam uma profunda reflexão, que encaminha este ser para uma mudança, para não ficar protelando um problema metade da existência e se arrependendo na outra metade. Estamos todos num grande palco, e depende cada um de nós ser aquele que queremos ser, seja qualquer a atividade façamo-la bem feita, com dedicação, amor e alegria.

A "SÍNTESE" do consulente nos mostra como ele é, atrás das mascaras naturais que usa neste palco da vida e sempre me surpreendo ao ver a diferencia entre rosto e coração, mas com uma certeza: que posso ajudar e cumprir minha missão como terapeuta.

Como seres humanos de origem instintiva e que gostamos de delimitar áreas sempre no processo interativo encontraremos a "OPOSIÇÃO", hoje sei que é um arte, lidar com estes conflitos naturais do relacionamento.

Também encontramos "FAVORECIMENTOS" no palco da vida e este vem como oportunidades que nem sempre as aproveitamos. Segundo a mitologia grega a oportunidade é representada por uma mulher em que seu cabelo está voltado pra frente, porque se não pega a oportunidade no momento certo por trás não conseguirá.

Todos nós, sem exceção buscamos um "RESULTADO" positivo na nossa vida, e o resultado da vida e tão simples como a soma matemática: um mais um, igual dois, se eu venho plantando flores e frutos no passado, estou plantando flores e frutos no presente. Qual vai ser o resultado do futuro? Flores e frutos!!!

CONCLUSÕES

"Acredite no Tarô de Lenorman! elas são mágicas, mas, também utilizam a verdade, a realidade e o porque da sua vida"

Nelson Zuniga

BIBLIOGRAFIA
Ø Sincronicidade - C.G. Jung - 11a edição - Ed. Vozes - Petrópolis 2002

Ø Baralho Petit Lenormand - Geraldo Spacassassi - Ed. Mandala - SP 1995

Ø Manual Oficial do Terapeuta Holístico - Henrique Vieira Filho - Ed. Madras SP 2000





Copyright © por SINTE - Sindicato dos Terapeutas Todos os direitos reservados.



Como Interpretar As Mensagens Sutis Que As Cartas Do Tarô De Lenormand Nos Enviam Quando Entramos Em Sintonia Com Sua Força Mágica ?

Esta resposta a encontramos no "Manual Oficial do Terapeuta Holístico" nas NTSV Normas técnicas Setoriais Voluntárias, na definição de Terapeuta Holístico e Aconselhamento:

"Desenvolver o potencial Intuitivo e interpretativo do consulente trazendo a superfície a conscientização e desbloqueio de conteúdos psíquicos traumáticos, a serem trabalhados verbalmente em processo interativo e único entre terapeuta e cliente, catalizando o auto-conhecimento e a mudança em várias áreas, sendo as mais comuns: comportamento, elaboração da realidade e/ou preocupações com a mesma, incremento na capacidade de ser bem-sucedido nas situações da vida (minimização das condições adversas e aumento máximo das oportunidades) Além de no conhecimento e na habilidade para tomada de decisões, pessoais e profissionais"

A prática do Tarô de Lenormand, além do aprendizado racional, leitura, memorização da simbologia de cada carta é necessário o desenvolvimento intuitivo, para posteriormente chegar ao desenvolvimento da percepção espiritual. O seja, Aprender fazendo o caminho da descoberta individual para depois aplicá-la ao cliente.

INTRODUÇÃO

Todo aprendizado tem um processo e programa a ser desenvolvido e para criar as condições, em primeiro lugar temos que nos fazer às seguintes perguntas:

Ø Esta técnica vai me ajudar no meu processo de desenvolvimento pessoal?
Ø Vou poder contribuir para o crescimento das outras pessoas com esta técnica?
Ø Existe preconceito de alguns clientes com respeito a esta técnica?
Ø Ela facilita o à interação cliente terapeuta através da simbologia?


Todos os processos desenvolvidos através de vivência prática, estudo, leitura e meditação, alcançam seu objetivo. Após adquirido os conhecimentos com a prática de algumas semanas terá integrado raciocínio, emoção e espiritualidade, tornando-lo um cartomante integral.
Última atualização:
2007-05-30 11:29
Autor: :
SINTE SINDICATO DOS TERAPEUTAS
Revisão:
1.0
Avaliaçãoo mídia: 3.8 (5 Votos)

Não pode comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.

Registros nesta categoria

Tags