REIKI, KARUNA REIKI® E GENDAI REIKI: CARACTERÍSTICAS E PRÁTICA TERAPÊUTICA
Holística 2005


REIKI, KARUNA REIKI® E GENDAI REIKI: CARACTERÍSTICAS E PRÁTICA TERAPÊUTICA
Holística 2005

EULALIA FERNANDES
Terapeuta Holística
CRT 32899

RESUMO:

 



2.MATERIAL E METODOLOGIA

 


3.RESULTADOS
Após seis anos de aplicação de Reiki em receptores, os resultados observados são surpreendentes. Destacamos alguns:
a)Aplicação de Reiki e de Karuna Reiki® em acompanhamento a aplicações de radioterapia. Após 25 aplicações de radioterapia, o cliente, de pele bem clara, não apresentava a mancha enegrecida, no local, como é natural nestes tratamentos. A pele ficou apenas rosada;
b)aplicação de Reiki e Karuna Reiki® no acompanhamento do tratamento clínico para perda do hábito de fumar: nos dois casos acompanhados, as aplicações contribuíram significativamente para a manutenção de estados de relaxamento e alívio da tensão, característicos do primeiro mês da luta contra o hábito;
c)acompanhamento de problemas no meridiano do pulmão através das três técnicas: nos dois casos acompanhados (ambos graves), os clientes passaram a dormir sem as crises de tosse e falta de ar;
d)um caso de problema grave nas articulações, com dores fortíssimas que impediam o cliente de sequer conseguir deitar-se sozinho na maca para a aplicação. Após cinco anos de tratamento pela medicina tradicional, o cliente passou a complementar o tratamento com aplicações de Reiki e Karuna Reiki®. Seis meses depois, subia escadas sem ajuda;
e)casos de aplicação de Gendai Reiki: acusaram, nos casos acompanhados, melhora nos meridianos do coração, da circulação sangüínea, meridianos do pulmão e fígado, alívio de estados de tensão, propiciados pela utilização dos símbolos com terapia corporal.


4.DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Todos os casos citados no item anterior e muitos outros estão cadastrados através de fichas de acompanhamento e os clientes permitem o exame dos procedimentos, desde que conservado o anonimato. Podem ser relatados com minúcias, caso seja do interesse do leitor.
É interessante constatar como as três práticas usadas em separado ou concomitantemente, atuam diretamente no cliente desde as primeiras sessões.
Em todos os casos em que os clientes procuraram a terapia Reiki como um suporte para o equilíbrio e busca de qualidade de vida, foram constatadas melhoras evidentes. Dois casos de vida terminal encontraram, no Reiki, um alívio para o acompanhamento de seus últimos dias de vida, através de relaxamento de tensões ou mesmo significativa melhora em suas dores e mal estar.
Há casos, embora raros, sem grandes resultados, a não ser o relaxamento provocado pela sessão, sem melhora significativa. Coincidem, todos eles, com uma postura específica de clientes que são levados à terapia por familiares e não por moto próprio e não se mostram verdadeiramente receptivos à aplicação. Muitos deles, após as primeiras sessões passam a se mostrar mais accessíveis e os resultados começam a surgir de modo mais consistentes. Houve dois clientes, no entanto, que abandonaram o tratamento, porque parecem, na verdade, "desejar" permanecer como estão. Nos dois casos assinalados, os clientes "usam" seus desequilíbrios como forma de manter seus familiares em torno de suas reivindicações e utilizam-se de seu estado para manter a atenção sobre si mesmos.


5.CONCLUSÕES
A visão holística da busca da saúde, da qualidade de vida e sua manutenção marcam um ponto de destaque na evolução da forma de o ser humano encarar a si mesmo e o mundo que o cerca. Nestes termos, a terapia holística encontra lugar de destaque como ponto de referência que começa a se inserir na prática cotidiana do homem atual.
O Reiki e seus desdobramentos através das técnicas apresentadas neste trabalho ocupam um lugar especial dentre a terapia holística, tendo em vista que busca cuidar diretamente de desequilíbrios ou manutenção da harmonia de centros energéticos, base e fundamento da saúde e da qualidade de vida, sob o ponto de vista do pensar holístico.
Este trabalho buscou descrever as características e recursos terapêuticos apresentados por três técnicas baseadas no Reiki, mostrando a amplitude de sua abrangência e possibilidades complementares.
Apenas a continuidade das pesquisas poderá apontar novos e importantes sucessos desta terapia, em pesquisas sempre motivadas pela constante busca pelo estudo sobre a natureza humana, de modo a contemplar a verdadeira atuação do reikiano como terapeuta holístico.


6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DE’ CARLI, J. Reiki: sistema tradicional japonês. São Paulo, Madras, 2003.
DOI, H. Método moderno de Reiki para la curación. Buenos Aires, Uriel, 2001.
JUNG, C. et WILHELM, R. O segredo da flor de ouro. Petrópolis, Vozes, 2001.
LÜBECK, W. Rainbow Reiki. São Paulo, Ground, 2001.
LÜBECK,W, PETTER,F. A. et RAND, W. L. El espiritu de Reiki. Buenos Aires, Uriel, 2003.
LÜBECK, W. et PETTER, F. A. Reiki: las técnicas más hermosas. Buenos Aires, Uriel, 2004.
PETTER, F. A. Fuego Reiki. Buenos Aires, Uriel, 1998.
PETTER, F. A. Reiki: o legado do Dr. Mikao Usui. São Paulo, Ground, 2002.
PETTER, F.A., YAMAGUCHI, T. et HAYASHI, C. The Hayashi Reiki Manual. Twin Lakes, Lotus Press, 2003.


Copyright © por SINTE - Sindicato dos Terapeutas Todos os direitos reservados.

 

A metodologia da apresentação se subdivide em instrumental teórico e dados, fundamentação teórica e fundamentos da prática terapêutica para o exercício do Reiki.

2.1. Instrumental teórico e dados

As fontes consultadas foram eminentemente provenientes dos cursos de mestrado realizados, em apostilas ad hoc preparadas por meus mestres de Reiki, Karuna Reiki® e Gendai Reiki. Livros textos se fundamentaram essencialmente nos autores Frank Petter (1998, 2002), Frank Petter et alii (2003), Walter Lübeck (2001), Walter Lübeck et alii (2003 e 2004), Hiroshi Doi (1998), Johnny De’ Carli (2003) e Jung et Wilhelm (2001), cujas referências encontram-se na bibliografia.
Os estudos que exemplificam a prática terapêutica foram realizados pela observação direta em clientes que cederam os direitos de descrição, levantamento de dados e análise dos resultados. O levantamento de dados que propiciam a exemplificação foi realizado através de um relato sobre o perfil dos clientes, inicialmente sob sua própria perspectiva e, em seguida, sob nossa visão terapêutica.

2.2. Fundamentação teórica

2.2.1.Aspectos sobre a terapia holística, em geral, e os sistemas que envolvem o Reiki

Ao iniciar os estudos sobre a terapia holística e buscando entendê-la no rol do conhecimento humano, nos deparamos com o livro "O segredo da Flor de Ouro", escrito por Wilhelm e Jung (2001) e destacamos a seguinte citação a respeito da visão científica ao lado das questões gerais do universo humano:

A ciência não é um instrumento perfeito, mas nem por isso deixa de ser um utensílio excelente e inestimável, que só causa dano quando é tomado como um fim em si mesmo. A ciência deve servir e erra somente quando pretende usurpar o trono. Deve, inclusive servir às ciências adjuntas, pois devido a sua insuficiência, e por isso mesmo, necessita de apoio das demais. A ciência é um instrumento do espírito ocidental e com ela se abrem mais portas do que com as mãos vazias. É a modalidade da nossa compreensão e só obscurece a vista quando reivindica para si o privilégio de constituir a única maneira adequada de apreender as coisas. (op.cit. p.24)

Este enfoque sobre a visão do científico e do homem impulsiona os aspectos teóricos deste trabalho. Colocarmos a ciência ao lado e não adiante nem atrás na análise do conhecimento do homem é, a nosso ver, cumprir adequadamente a função de prestigiar o enfoque holístico das questões universais.

O ser humano, como tudo na natureza, é composto de energia e, por isso, está em constante troca com o ambiente que o cerca. Os padrões energéticos tanto do indivíduo quanto do meio influenciam-se mutuamente podendo provocar tanto desarmonia e conflito quanto harmonia e desenvolvimento interior. O principal objetivo da terapia holística é procurar recursos que ajudem os indivíduos no resgate ou na manutenção de padrões energéticos mais harmônicos que possam beneficiar e facilitar a recuperação ou manutenção do equilíbrio interior e, conseqüentemente, ajudar a restaurar ou preservar a saúde e uma melhor qualidade de vida.

O Reiki apresenta-se como uma terapia que age diretamente nesse campo de atuação. A seguir, apresentamos as características de cada um desses sistemas, ressaltando que todos são provenientes de uma mesma metodologia que os fundamenta.

2.2.2.Reiki

Reiki é um sistema natural de harmonização energética sistematizado por Mikao Usui, monge budista japonês, na década de 1920. Caracteriza-se pela transmissão de energia principalmente através das mãos, utilizando símbolos e mantras. É uma técnica que favorece a manutenção ou restauração da saúde, a reposição energética e a harmonização interior. O Reiki foi difundido em muitos países orientais e ocidentais, como prática de terapia complementar.
A técnica é muito fácil e acessível de ser aprendida. Nenhum equipamento é exigido para sua aplicação e o praticante pode fazer auto-aplicação, além de aplicar em pessoas, animais, plantas, ambientes, objetos e situações. O contato físico com o receptor é opcional e pode ser aplicado diretamente no mesmo ou à distância, através de técnicas energéticas especiais.

A energia propiciada através da técnica é obtida através da utilização de quatro símbolos e respectivos mantras que atingem diferentes campos energéticos (físico, emocional, mental, metafísico). Através desses símbolos e mantras, a energia é absorvida pelo reikiano que serve de canal e utiliza as mãos para repassá-la ao receptor. É importante ressaltar esta característica: ao contrário de algumas outras terapias, não há desgaste energético do terapeuta, uma vez que, se souber aplicar a técnica adequadamente, servirá como canal, não perdendo sua própria energia. Para poder utilizar a técnica adequadamente, é necessário que o candidato a atuar como reikiano passe por um processo de iniciação energética propiciado por um profissional habilitado (mestre de Reiki), também preparado para este fim.

Há três níveis de instrução para a atuação do profissional de Reiki. O nível I, também conhecido como o nível do "despertar", habilita o reikiano a atuar mais especificamente no nível físico. Este nível capacita o praticante a atuar sobre si mesmo, em outras pessoas, animais, plantas, ambientes, objetos e situações, desde que estejam em sua presença. A energia flui naturalmente, bastando que o praticante, instruído na técnica, utilize o símbolo e mantra respectivo e saiba colocar as mãos sobre o que deve ser energizado. O nível II caracteriza-se, principalmente por proporcionar a capacidade de romper as barreiras do tempo e do espaço. O reikiano pode enviar energia à distância a pessoas, animais, plantas e situações específicas, bem como ao passado (para atuar sobre a energia de traumas, por exemplo) e futuro (para programar harmonização em situações, por exemplo). Neste nível, o terapeuta atua, também, em mais dois níveis de harmonização: corpos mental e emocional. Este nível também é conhecido como o nível da "transformação", já que atua consistentemente na transformação do eu-interior. O nível três é conhecido como o nível da "realização" já que o reikiano busca, então, uma maior expansão da consciência e a iniciação a este nível o torna habilitado a trabalhar com maior quantidade de energia. É capaz de transformar-se em canal energético para transmitir energia não apenas a receptores individualizados, mas a maior número de pessoas, animais, plantas ou várias situações ao mesmo tempo. Este nível pode propiciar um grau de consciência mais elevado. O nível III subdivide-se em dois níveis: os que desejam apenas atuar neste nível e os que desejam transformar-se em mestres de Reiki, habilitados a ensinar a técnica Reiki e iniciar outras pessoas. São denominados níveis III A e III B, respectivamente.

2.2.3.Karuna Reiki®

Karuna Reiki® é um sistema desenvolvido por um grupo de estudiosos coordenados pelo Mestre William Le Rand (EUA).

A energia do Karuna Reiki® atua de forma mais específica do que a do Reiki. Relatos de experiências parecem demonstrar que essa energia envolve totalmente o receptor ao invés de apenas fluir através dele como ocorre com o Reiki, sendo, portanto, mais específica sob alguns aspectos.
Os profissionais que atuam com Karuna Reiki® passam por uma instrução em dois níveis, nos quais aprendem mais oito símbolos e mantras respectivos (quatro em cada nível), cada um reportando-se a objetivos mais específicos, como a atuação como "raio laser" em casos de alguns problemas especificamente físicos, por exemplo. O domínio da técnica, portanto, é determinado pelo conhecimento das potencialidades de cada símbolo (acompanhado de seu mantra). No mais, a aplicação é semelhante às aplicações do Reiki, conservando alguma diferenciação no traçado dos símbolos e entoação dos mantras.
Como no Reiki, há o terceiro nível, que habilita o mestre.

2.2.4.Gendai Reiki

Gendai Reiki é um sistema desenvolvido por mestres japoneses de Reiki, tendo em vista o ensino de Reiki a ocidentais.
São vinte e uma técnicas que apresentam novos conhecimentos sobre Reiki, desde formas de concentração interior a diversos tipos de terapia, envolvendo limpeza energética, harmonização e energização.
Além de aplicação com as mãos, o sistema ensina a prática de Reiki através do sopro e do olhar. Gendai Reiki busca sistematizar uma forma de resgatar aspectos originais do Reiki Tradicional Japonês.
Algumas de suas técnicas envolvem a terapia corporal, especificamente.
Como no Reiki, apresenta-se em três níveis de aprendizado.

Ditadas as características dos três sistemas apresentados, passamos a tratar da prática terapêutica.

2.3. Fundamentos da prática terapêutica

Reiki, Karuna Reiki® e Gendai Reiki são três modalidades terapêuticas que têm, em comum, princípios e diretrizes de aplicação. Assemelham-se pelo fato de a aplicação no receptor utilizar símbolos e mantras de energização. Há, também, em todas elas, a exigência de o terapeuta passar por iniciações energéticas a cada nível (que são três, nos três sistemas), através de um profissional (mestre) habilitado, para recepção da energia dos símbolos. Além disso, todos esses três sistemas estão baseados na filosofia dos cinco princípios do Reiki que regem uma postura de interiorização e equilíbrio.
As técnicas diferenciam-se pelas seguintes características:
a)O Reiki atua nos campos físico, emocional, mental e metafísico, de acordo com a utilização de símbolos em cada um desses níveis. A aplicação é feita através da imposição das mãos, podendo tocar ou não o receptor. Cabe ao reikiano perceber que níveis e que lugares energéticos necessitam de aplicação;
b)O Karuna Reiki® baseia-se na técnica do Reiki, mas difere um pouco no procedimento do traçado dos símbolos, bem como em sua entoação. Além disso, cada símbolo tem características de atuação específica, não determinadas pelos níveis, como no Reiki (físico, emocional, mental, metafísico), mas por características que lhe são próprias (corte de energias negativas, harmonização de relacionamentos pessoais e de situações, harmonização de padrões do inconsciente e assim por diante). São nove símbolos ao todo, incluindo o símbolo do mestre (terceiro nível), cada um com características próprias;
c)O Gendai Reiki também se baseia na técnica do Reiki, mas atua mais próximo às características da terapia corporal. O Reiki é aplicado através do toque das mãos, do sopro e do olhar e inclui atuação direta no corpo físico, como no caso do shiatsu, por exemplo. A utilização de símbolos e mantras é acompanhada de técnicas como o banho seco, limpeza energética, energização da circulação do sangue, purificação do corpo e da aura, pressão digital e outras.



A apresentação enfoca sistemas terapêuticos que envolvem o método de harmonização energética através do Reiki.
Os estudos foram desenvolvidos tomando como base a formação da palestrante que se apresenta como mestre em Reiki, Karuna Reiki® e Gendai Reiki.
A metodologia de apresentação enfoca cada um dos sistemas em pauta e as práticas terapêuticas que os caracterizam, mostrando as semelhanças, diferenças e objetivos de cada procedimento, através de exposição com auxílio de data show e simulação de atendimento com auxílio de maca, durante a palestra.
As conclusões apontam que o Reiki teve desdobramentos importantes no decorrer das últimas décadas e ressaltam sua contribuição no rol da terapia holística.





1.INTRODUÇÃO

Nestas últimas décadas, uma nova lógica de interpretação do ser humano e do mundo que o cerca está em desenvolvimento em diversas áreas do saber, seja sob o ponto de vista científico, tecnológico ou das ciências humanas, em geral. A terapia holística, campo em que se insere esta apresentação, inclui-se entre estas novas formas de interpretação do universo humano. Particularmente, visa buscar a saúde e a qualidade de vida contemplando o ser humano como um todo, que é o que representa o termo holístico, do grego ???? (holos). Pautando-se nestas diretrizes e sem a intenção de substituir métodos tradicionais, esta palestra propõe apresentar procedimentos que buscam o equilíbrio energético que é a forma pela qual a terapia holística busca entender, restaurar ou preserva a saúde e a qualidade de vida dos seres humanos, animais e plantas. Para alcançar este objetivo, pretendemos apresentar as características de sistemas de Reiki através de sua descrição teórica e prática.
Diante de nossos estudos e pesquisas, entendemos que o sistema de harmonização apresentado pela técnica Reiki, uma vez complementado pelos sistemas Karuna Reiki® e Gendai Reiki oferece ao reikiano, condições mais adequadas de atuação, bem como um significativo enriquecimento a sua prática terapêutica. Os três sistemas, longe de se repetirem ou apresentarem variações sobre um mesmo tema, na verdade se integram e se complementam, oferecendo possibilidades variadas nos procedimentos terapêuticos.
Esta tríplice abordagem oferece a possibilidade de o terapeuta investir mais especificamente em centros energéticos por meio do Reiki e/ou envolver totalmente o receptor atuando de modo mais específico sobre manifestações de desequilíbrios bem pontuais (Karuna Reiki®) ou, ainda, atuar nos desequilíbrios dos corpos energéticos através de práticas mais atuantes concretamente no corpo físico, utilizando terapia corporal (Gendai Reiki). Uma técnica não exclui a outra e é possível ao reikiano utilizar uma, duas ou as três técnicas em uma mesma sessão terapêutica.
Para descrevermos estas técnicas, dividimos a palestra em itens que obedecem aos pressupostos ditados pelas diretrizes das normas técnicas de apresentação, subdividindo, quando necessário, em subitens que componham melhor a distribuição de seu conteúdo. Assim, o primeiro capítulo é composto por esta introdução; o segundo capítulo versa sobre o material e a metodologia adotada para o desenvolvimento do tema, apresentando 3 subdivisões: instrumental teórico e dados, fundamentação teórica e fundamentos da prática terapêutica; o terceiro capítulo apresenta resultados de estudos já realizados na prática terapêutica; o quarto capítulo discute resultados; o quinto apresenta as conclusões e, finalmente, no sexto, são feitas as referências bibliográficas. Não há apêndice ou anexos.
Última atualização:
2007-05-30 11:07
Autor: :
SINTE SINDICATO DOS TERAPEUTAS
Revisão:
1.0
Avaliaçãoo mídia: 5 (6 Votos)

Não pode comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.

Registros nesta categoria

Tags