CONCORDÂNCIA ENTRE FLORAIS DE BACH E MERIDIANOS
Holística 2005


CONCORDÂNCIA ENTRE FLORAIS DE BACH E MERIDIANOS
Holística 2005

Nelson Nibaldo flores Zuniga
CRT 34429
Terapeuta Holístico

RESUMO


OS CUIDADOS DO TERAPEUTA FLORAL

Os sete estados emocionais acima descritos, quando trabalhados, interagem nos processos sutis do terapeuta, que negligencia em algumas oportunidades as poderosas energias reprimidas pelo cliente e que são absorvidas pelo inconsciente do terapeuta.

Nós trabalhamos com bloqueios de terceiros e como seres humanos, estamos sujeito a absorção de desequilíbrios e acúmulo de energia deles.

O descanso e a recuperação física e extremamente importante, mais uma limpeza áurica ou dos centros de energia, antes de cada cliente e antes de ir para casa, torna-se muito necessário. Se tiver dificuldades para se auto-equilibrar, fazer uma parceria com outro terapeuta é a melhor solução.

Terapeuta, prepare seu próprio floral para proteção e recuperação de energia.

Exemplo:

CERATO: Confiança e diálogo com o mestre interior
CHERRY PLUM: Medo de perder o controle
CRAB APPLE: Sensação de impureza
WATER WIOLET: Reservados, isolados


Agrimony
Tortura mental interior. Fuga dos probemas


Aspen
Medos desconhecidos


Beech
Intolerância, critica excessiva

Centaury
Vontade fraca, submissão


Cerato
Desconnexão com a sabedoria interior e a confiança


Cherry Plum
Medo de Perda do controle

Chestnut Bud
Repetição de erros, dificuldade de aprendizado


Chicory
Egoismo, possesividade, chantagem emocional



Clematis
Desatenção, dispersão


Crab Apple
Aversão a si mesmo, sensação de impureza


Elm
Sobrecarga de responsabilidades

Gentian
Deânimo, tristeza por fato acontecido



Gorse
Desesperança, desistência


Heather
Egocentrismo, carente, não suporta a solidão


Holly
Odio, inveja, ciume, suspeita, raiva

Honeysuckle
Apego ao passado, nostalgia

Hornbeam
Esgotamento, cansaço com a rotina

Impatiens
Impaiência, ansiedade

Larch
Falta de confiança, baixa estima


Mimulus
Medos conhecidos


Mustard
Tristeza profunda


Oak
Excedem os limites da resistência, perceverantes


Olive
Esgotamento fisico e mental

Pine
Sentimento de culpa

Red Chestnut
Temem pelos outros



Rock Rose
Pânico, pavoe, terror paralizante



Rock Water
Auto-repressão, autocritica


Sclerantus
Incerteza, indecisão

Star of Bethlenhem
Traumas, choques


Sweet Chestnut
Angustia desesperadora


Vervain
Hiperansiedade, fanatismo, idealismo excessivo

Vine
Autoritarismo, dominador, manipulador, egoista



Walnut
Desejo de libertação, sugestionabilidade



Water Violet
Orgulho, reservados, isolados

White Chestnut
Pensamentos obsessivos


Wild Oat
Indecisão geral, indefinição profissional



Wild Rose
Resignação, apatia


Willow
Ressentimento, magoa


Rescue Remedy



Circulação, sexo
Int. Delgado
Trip. Aquecedor
Ves. Biliar
Figado
Pulmao
Int. Grosso
Baço
Estômago
Rim
Bexiga
Coração



Este quadro é um embrião ao qual poderá ser agregado muito valor em futuros cursos, congressos e seminários de aprendizado, somando-as, as experiências terapêuticas de cada um. Sinto-me privilegiado de ter tomado a decisão e ousadia de me inscrever em dois cursos longos e que exigiram muita pesquisa e leitura e o Trabalho de Conclusão de Curso. Ao estar elaborando O TCC sinto uma grande alegria de dever cumprido, primeiro por sentir-me atuante e cumprindo minha missão terapêutica herdada dos meus antepassados, segundo porque o novo aprendizado me permite ser melhor profissional junto aos meus clientes e terceiro por ter certeza que fiz a escolha certa ao afiliar-me ao SINTE e seguir fielmente as NTSV.

O corpo humano é influenciado por vias energéticas que disparam pontos de alarme, os quais se evidenciam nos momentos de desequilíbrios energéticos. Nestas vias o Meridianos estão ligados a todo um grupo de órgãos que interagem energeticamente. Segundo a terapia oriental (China, Japão, Coréia), os seres vivos em geral possuem uma energia vital paralela e complementar ao mesmo tempo (Yin e Yang) já a teoria ocidental racional fala de comandos paralelos físicos, por exemplo: o lado esquerdo do cérebro comanda o lado direito do corpo e vice versa. Ao falar de equilíbrio, podemos dizer atividade e passividade, dalí nasce à árvore dos Pontos de Alarme dos Meridianos.


Os desequilíbrios energéticos começam atingir os corpos sutis, identidade e/ou espiritualidade, emoção, para depois, chegar afetar fisicamente. Reverter este quadro em qualquer uma das suas etapas é realmente um milagre, que todos os seres humanos temos capacidade de realizar.

O corpo como órgão universal recebe e emite vibrações a cada instante se comunicando com o eu que muitas vezes não entende a linguagem sutil pelo excesso de manifestação racional.

Todo ser humano deve aprender a utilizar o pensamento, sentimento, atitude, e ter flexibilidade para saber utilizá-los de forma correta no momento certo, exemplo: Se em um momento estou decidindo a compra de um Localizador/Estimulador Laser é óbvio que use o pensamento em primeiro lugar. Já se estou brincando com minha esposa e filho, o pensamento, sentimento, e atitudes tem que andar em paralelo. E se por algum motivo a tranqüilidade é afetada, a atitude e pensamento prevalecem.



Nesta idade da razão fomos obrigados a esconder os sentimentos, segundo os racionalistas os sentimentos enfraquecem o ser humano. Segundo nós terapeutas os sentimentos evidenciam o real ser que está atrás do racionalismo.


O Ser Humano como um micro-universo ligado ao macro-universo que emite vibrações do seu equilíbrio, deve aprender a interpretar estes sinais.

O racionalismo puro, mais crescimento desorganizado, nos afastou da natureza primordial, interferindo na nossa percepção, atrofiando-a e substituindo-a pelos ruídos urbanos; o excesso de raciocínio também separou a Arte e a Filosofia da Ciência.

Escrevi minha adolescência no sítio dos meus avós maternos, que produziam flores e frutas para o Ceasa de Santiago os seguintes versos, que hoje fazem muito sentido com os Florais de Bach e os problemas emocionais que evidencio em clientes, tanto da área urbana, interior ou litorânea. Esses problemas não escapam a índole emocional do ser humano:

"Quero descer ao vale do silêncio,
para escutá-lo;
Buscar nas profundezas da alma,
meu grito afogado;
E o que encontro são o perfume das flores,
e um campo iluminado.

"Descer ao vale do silêncio" era sentimento de solidão próprio da adolescência, que desejava escutar com palavras aquilo que não entendia. "Buscar nas profundezas da alma, meu grito afogado" Eram os dogmas puritanos e racionais da época que reprimiam o crescimento físico e emocional. "E o que encontro são o perfume das flores, e um campo iluminado" Sem ter o conhecimento dos "Florais de Bach" cuidar da plantação de roseiras onde predominavam as rosas amarelas, douradas, rosadas e vermelhas, traziam a meu inconsciente a coragem de enfrentar o crescimento e a sensibilidade emocional que atormentava minha aura, trazendo-me a iluminação.

Trouxe este texto baseado na minha experiência pessoal, para mostrar uma das diferentes formas de fazer aflorar e interpretar o conteúdo psíquico-simbólico do cliente, pode ser através das palavras escritas.

Agora veremos como os Florais de Bach, a Holopuntura com a técnica da pulsologia pode ajudar a desvendar os desequilíbrios encontrados, uma técnica que todo terapeuta floral deveria ter na sua bagagem.

Os florais e a Pulsologia de Nogier: "A Pulsologia de Nogier, considera o pulso como um todo, podendo ser sentida através do toque com dois ou três dedos ou, ainda com o polegar ate encontrar alterações QUANTITATIVAS, aumento ou diminuição do NÚMERO de batimentos. O que de fato buscamos é detectar alterações qualitativas, ou seja, a intensidade maior ou menor da percepção da pulsação, percebendo-se imediatamente um sinal no pulso como se fosse uma "onda" que pode ser percebida no seu ápice (como um "tranco" na pulsação, ou em seu declínio, como uma súbita "sumida" do pulso) essa sensação dura cerca de um segundo" (Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística) que serve para localizar pontos de alarme na acupuntura ou desequilíbrios pontuais em zonas reflexológicas, assim como na orelha, pé e mãos.

Estaremos analisando o universo energético dos doze meridianos ou condutores de energia que possuem locais fixos para avisar seu desequilíbrio e que nos permite pelo toque e a sensibilidade detectar esse ponto de alarme em conjunto com vibração energética do cliente. Encontraremos linha meridiana e bilateral, esses pontos os percebemos como pequenas cavidades, ou como mini-elevações. TCC Trabalho de Conclusão de Curso de Holopuntura do mesmo autor.

A Holopuntura precisa da técnica de "Localização e Estimulação" dos Pontos de Alarme é dos Meridianos para se conectar com maior facilidade ao universo interior do cliente, estimulando estes pontos para melhorá-los e conservá-los em equilíbrio paralelamente com os Florais de Bach.

Os Florais atuam nesta árvore que conecta da Terra e o Divino
Esta árvore representa os Pontos de Alarme que podem ser estimulados e como se conectam com os Florais de Bach. (ver quadro Florais de Bach e Meridianos)


Meridiano do Pulmão (P)



Meridiano Vesícula Biliar (VB)


Meridiano do Coração ( C)

Meridiano do Fígado (F)
Meridiano do estômago (E)
Meridiano do Baço Pâncreas (BC)
Meridiano do Rins ®
Meridiano do Intestino Grosso (IG)

Meridiano do Triplo Aquecedor (TA)
Meridiano do Intestino delgado (ID)
Meridiano da Bexiga (B)

Meridiano da circulação e sexo (CS)

Mapa desenvolvido pelo terapeuta Nelson Zuniga – Terapeuta Holístico CRT 34429

Os Florais de Bach atuam nestes meridianos que formam uma árvore que se projeta ao universo:

1.Os meridianos da Circulação e Sexo representando as raízes.

2.Os meridianos da Bexiga, Intestino Delgado e Triplo Aquecedor, representando o tronco da árvore.

3.Os meridianos do Intestino Grosso, Rins, Baço-Pâncreas, Estômago e Fígado formam as ramas ou copa da árvore, apontando para cima.

4.Finalmente os meridianos da Vesícula Biliar e do Pulmão representando o universo.

Exemplo 1

Cliente paranaense em seu crescimento e desenvolvimento foi muito mimada, dependente e hipersensível, com tendência a criar medos extremos. Após muitos anos com a perda do marido super-protetor, sentindo-se culpada por não ter feito mais por ele em vida; afloraram as emoções adquiridas na infância e adolescência, ao ponto de não conseguir preencher um cheque sosinha.

No início da terapia com Florais de Bach foi necessário: Rescue Remedy dose única, Rock Rose para cuidar do medo paralizante e Larch para a dependência, falta de confiança em si mesma e auto-estima baixa, e Pine para o sentimento de culpa. Numa segunda oportunidade foi necessário recomendar Sweet Chestnut devido a uma grande angústia que tomou conta dela. Paralelamente relatou que foi consultar o médico por problemas respiratórios e digestivos, esse relato me levou a identificar um vínculo com o Meridiano do Triplo Aquecedor que ao ser estimulado trouxe de volta a normalidade.
Exemplo: O Meridiano do Triplo Aquecedor se conecta com 16 florais que precisam ser analisados de acordo com cada caso:

TA x Agrimoni = Fuga dos problemas

TA x Aspen = Medos desconhecidos

TA x Cherry Plum = Medo de perda do controle

TA x Honeysucle = Apego ao passado, nostalgia

TA x Mustard = Tristeza profunda

TA x Olive = Esgotamento físico e mental

TA x Pine = Sentimento de culpa

TA x Red Chestnut = Temem pelos outros

TA x Rock Water = Auto-repressão, auto-crítica

TA x Star of Bethlenhem = Traumas, choques

TA x Sweet Chestnut = Angústia desesperadora

TA x Valnut = Desejo de libertação, sugestionabilidade

TA x White Chestnut = Pensamentos obsessivos

TA x Wild Rose = Resignação, apatia

TA x Wilow = Ressentimento, mágoa

TA x Rescue Remedy = Emergências

No quadro a seguir veremos onde se localizam no corpo humano: No relato anterior ficou evidenciado a forte influência emocional dirigida para o Meridiano do Triplo Aquecedor. Sentimento de Culpa, Angústia desesperadora. O trauma da perda, Apego natural ao passado.

O Rescue Remedy dose única foi de fundamental importância para a recuperação da cliente paranaense. Com a ajuda da Terapia Corporal realizada por reflexologia no ponto reflexo da linha mediana com a dobra da mão.

Este análise demonstra que em qualquer processo podemos agregar qualidade aos nossos serviços. Agregar valor significa: colocar algo a mais do que esperado pelo cliente em termos de resultados específicos, racionais e emocionais.

Exemplo 2

Após um Holística realizado pelo SINTE, fui procurado por colega de profissão que segundo o análise do próprio problema: estaria sendo afetado por desequilíbrios de origens desconhecidos (alterações de humor, pessadelos, insônia, câimbras, ansiedade e disfunção do Meridiano do Pulmão) isto estava afetando a vida pessoal e profissional.

O primeiro análise foi descobrir o que tinha acontecido entre os zero e sete anos. Sete e Quatorze anos. Quatorze e vinte um ano. Estes três períodos estavam influenciando a grande mudança no momento de fazer 42 anos.
RESCUE REMEDY dose única.

Aos sete anos a "sensação de abandono" tomou conta da sua infância e esta sensação estava se repetindo ao passar por problemas de desgaste de relacionamento conjugal e independência dos filhos.
MIMULUS medo de coisas concretas. ASPEN medos inexplicáveis.

Dos sete ao quatorze anos teve uma puberdade complicada que interferiu nos relacionamentos é na idade atual interferiam na comunicação de seus anseios mais íntimos. Sentindo grandes alterações de humor ao não ser compreendido.
CERATO recupera a confiança e o afeto, fica menos carente.

Dos quatorze aos vinte e um anos;o falecimento de pai e avô, a perda da estabilidade financeira, ter que deixar a escola para trabalhar em penosa função o transformou numa pessoa ansiosa, com a respiração presa, e fortes tensões musculares.
STAR OF BETHLEHEM traumas na adolescência.

Após os 21 anos até os 42 anos a luta natural para conquistar seu lugar abafou a pressão emocional dos primeiros vinte e um anos que começaram a aflorar com a re-avaliação da vida.
WALNUT protege das influências externas. ELM excesso de responsabilidade.

O análise dos Pontos de Alarme: Meridiano do Intestino Delgado. M. da Vesícula Biliar. M. do Pulmão, Triplo Aquecedor e Meridiano do Intestino Grosso.

O SER HUMANO E A ÁRVORE DOS MERIDIANOS

Meridiano do Pulmão (P)



Meridiano Vesícula Biliar (VB)


Meridiano do Coração ( C)

Meridiano do Fígado (F)
Meridiano do Estômago (E)
Meridiano do Baço Pâncreas (BC)
Meridiano dos Rins ®
Meridiano do Intestino Grosso (IG)

Meridiano do Triplo Aquecedor (TA)
Meridiano do Intestino delgado (ID)
Meridiano da Bexiga (B)
Meridiano da circulação e sexo (CS)


MATERIAL E METODOLOGIA

Para trabalhar com Florais de Bach e Holopuntura é necessário conhecer muito bem as NTSV - Normas Técnicas Setoriais Voluntárias para melhor compreensão do amplo universo que começamos a abordar. Estaremos relembrando a filosofia da Terapia Corporal.

Manual Oficial do Terapeuta Holístico SINTE – Ed. Madras. Autor: Henrique Vieira Filho – 2000

Normas Técnicas Setoriais Voluntárias NTSV – TC 001

TERAPIA CORPORAL – Boas práticas para utilização

Terapeuta Corporal.- promove a avaliação sócio-somático-psíquica do cliente fazendo uso da observação corpórea, postural, gestual, além de analisar sua constituição biotipológica, formas de respirar e de olhar, dentre de outros aspectos, possibilitando a detecção de distúrbios energéticos e as tendências de psicossomatização; por meio de técnicas de massoterapia, reeducação respiratória e postural, aplicação de movimentos específicos milenares (taichi-chuan, yoga, chi kung, dentre outros) ou modernos (quiroterapia, vegetoterapia, bioenergética, rolfing, biodança, dentre outros) promove ao cliente a conscientização e desbloqueio de conteúdos psíquico traumáticos, a serem trabalhados verbalmente em processo interativo e único entre terapeuta e cliente, catalizando o auto-conhecimento e mudanças em várias áreas, sendo as mais comuns: comportamento, elaboração da realidade e/ou preocupações com a mesma, incremento na capacidade de ser bem sucedido nas situações da vida (aumento máximo das oportunidades e minimização das condições adversas), além de no conhecimento e na habilidade para tomada de decisões, pessoais, e profissionais. Promove também, grupos de movimento para harmonização e auto-conhecimento, podendo os mesmos serem realizados a nível empresarial almejando um maior entrosamento entre equipes e diminuição de fatores estressantes. Em recursos humanos, pode auxiliar na avaliação das contratações e na percepção dos candidatos, utilizando das técnicas de leitura corporal.

Ver: Manual Oficial do Terapeuta Holístico SINTE – Ed. Madras. Autor: Henrique Vieira Filho – 2000 e Referências normativas NTSV TH 001 Código de Ética da Categoria dos Terapeutas Holísticos.

Como podemos constatar Florais de Bach e Holopuntura (Terapia Corporal) podem andar juntos fazendo uma ótima parceria que agrega valor as duas técnicas sendo beneficiados o terapeuta pelo aumento do conhecimento e por conseqüência a pessoa mais importante, sem ele não existiríamos: O Cliente.

Ao se falar de Terapia Corporal é necessário ter em mente a NTSV Normas Técnicas Setoriais Voluntárias TH 001 Código de Ética da Categoria dos Terapeutas Holísticos.

Informação colida através da "Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística" curso de Holopuntura e o evento nacional Holística 2004. Site: www.sinte.com.br

O MERIDIANO DO PULMÃO (P)
Ele percorre do ângulo da unha do polegar , descendo rente à lateral, pelo lado interno do braço.

O MERIDIANO DA VESÍCULA BILIAR (VB)
Ele percorre o lado externo da perna, do ângulo da unha do 2o dedo do pé, continuando até a região do tornozelo deste, subindo pela perna, até um oco na altura do joelho.

O MERIDIANO DO CORAÇÃO (C)
Ele percorre do ângulo interno da unha do dedo mínimo, descendo pela palma da mãoe seguindo rente à lateral, pelo lado de dentro do braço.

O MERIDIANO DO FÍGADO (F)
Ele percorre o lado interno da perna, do ângulo de fora da unha do dedo maior do pé, passando pelo dorso, subindo pelo lado de dentro da perna, paralelo à linha mediana, até a altura da panturrilha, onde inicia uma curvatura acompanhando a linha mediana, e segue lateralmente ao joelho.

O MERIDIANO DO ESTÔMAGO (E)
Ele percorre ao meio da perna, tendendo ao lado de fora, do ângulo de dentro da uunha do dedo ao lado do maior, passando pelo meio do dorso do pé, subindo pela perna, quase ao meio, até um oco junto ao joelho (lado externo).

O MERIDIANO DO BAÇO-PÂNCREAS (BP)
Ele percorre o lado interno da perna, do ângulo de dentro da unha do dedo maior do pé, passando pela lateral do pé, acima do tornozelo, subindo rente ao joelho.

O MERIDIANO DOS RINS (R)
Ele percorre o lado interno da perna, saindo da planta do pé, passando por trás do tornozelo, subindo pela perna, bordeando a panturrilha (lado interno), passando por um oco na dobra do joelho.

O MERIDIANO DO INTESTINO GROSSO (IG)
Ele percorre do ângulo interno da unha do indicador, passando pelas costas da mão, seguindo rente à lateral, pelo lado externo do braço.

O MERIDIANO DO TRIPLO AQUECEDOR (TA)
Ele percorre do ângulo externo da unha do dedo anelar, passando pelas costas da mão, seguindo pela linha mediana do braço e meio do cotovelo.

O MERIDIANO DO INTESTINO DELGADO (ID)
Ele percorre do ângulo externo da unha do dedo mínimo, passando pela lateral da mão, seguindo à parte de trás do braço, bordeando a lateral, passando ao lado do cotovelo.

O MERIDIANO DA BEXIGA (B)
Ele percorre externo da perna, do ângulo da unha do dedo mínimo do pé, passando abaixo do tornozelo e por trás deste, subindo reto pela perna, até a altura da panturrilha, por onde segue na linha mediana, por trás, passando pelo meio da dobra do joelho.

O MERIDIANO DA CIRCULAÇÃO E SEXO (CS)
Ele percorre no dedo do meio, em seu ângulo da unha (lado do indicador), descendo ao centro da palma da mão e seguindo pela linha mediana da região interna do braço.



Florais de Bach e Aura
No capítulo anterior fiz referência a alguns ítens do "Manual Oficial do Terapeuta Holístico" para fundamentar a importância "física" da HOLOPUNTURA Terapia Corporal e seus "Pontos de Alarme" junto ao desenvolvimento de outra técnicas inclusive a "para-normalidade" e Florais de Bach

Os Florais de Bach, atuam no "Campo Magnético" dos minerais que cada célula, o campo magnético, é influenciado pela qualidade de vida, pensamentos e emoções; a aura encolhe com emoções negativas como raiva, ciúme, tristeza, medo gerando uma baixa vibração, inversamente atuam na aura os sentimento elevados como auto-estima alta, amor, perdão, desapego, alegria, descontração. A influência dos Florais de Bach na aura estão ligados diretamente aos pensamentos e sentimentos, e a limpeza que cada floral irá realizando. O aflorar de sentimentos pode acontecer da seguinte maneira: ao retirar um medo pode aparecer angústia e assim por diante como seres rítmicos e em constante evolução. Esta aura pode ser visualizada pela fotografia Kirlian, pela Radiestesia entre outras ou por pessoas que desenvolveram essa qualidade.

Seria pretensão minha, achar que estou descobrindo algo novo nesta ciência de mais 5000 anos. O valor que estou agregando aos Florais de Bach e que posso combinar estes conhecimentos à partir do aconselhamento das atitudes e das emoções, com os "Florais de Bach" "Memória Corporal" "Centros de Energia" "Cinco Movimentos". Tudo isto detectado na comunicação verbal, postural, energética, que se manifesta de diferentes formas em consultório, é, importante também acrescentar que estes elementos ajudam a formar o mapa energético e poderemos corrigir quando necessário o desequilíbrio encontrado. (Texto do autor do TCC Holopuntura Nelson Zuniga)

 


FLORAIS DE BACH, PONTOS DE ALARME E CENTROS DE ENERGIA

Os Centros de Energia relatam o que acontece no corpo, na mente e na alma antes de se manifestarem nos Pontos de Alarme dos Meridianos e se ramificam por toda a árvore meridiana, por isso a importância de desenvolver diferentes técnicas terapêuticas para detectar os níveis de equilíbrio do cliente.

Uma das minhas experiências após o diálogo inicial para entender o porque da visita do cliente ao meu espaço tem sido verificar o estado geral dos Centros de Energia, que em 90% dos casos precisam ser re-alinhados. Após o realinhamento a consulta se torna agradável para o cliente pela sensação inicial de bem-estar e a leveza que trás o re-equilíbrio energético.




CENTROS DE ENERGIA - INFLUÊNCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS





Chakras Positivo Negativo

Aura = Servir Obsessão, fobia, histeria, irracionalidade, possessão

Fronte = Liderar Arrogância, ganância, vícios, alienação, introspecção, manipulação

Garganta = Criar Apatia, desespero, fracasso, submissão, auto-reprovação, limitações


Coração = Amar Desilusão, falta de fé, o desconhecido, sensibilidade, pânico


Plexo = Saber Ansiedade, mentiras, indecisão, preconceito, desconfiança, negligência


Umbigo = Ter Ciúme, inveja, solidão, vingança, Rejeição, fome pobreza, ressentimento

Base = Ser Raiva, dor, violência, culpa, vergonha, impaciência




Vou pular o básico dos Centros de Energia, porque e algo elementar que todo terapeuta deveria manipular, além de ser altamente divulgado em todos os canais de comunicação. Como todos sabemos, eles são como portas que se abrem e fecham de acordo com o mecanismo físico, emocional, espiritual no aprendizado da personalidade, trabalhando em base ao paradigma da polaridade ( negativo – equilibrado – positivo) é um sistema de armazenamento de único informações de cada indivíduo, onde a realidade, experiências, sonhos deixam gravada a biografia.

Os Centros de Energia e os Doze Meridianos formam uma rede de comunicação energética, que necessita de constante manutenção. Por isso que uma única técnica não corrige o problema, só o ameniza. Para que circuito seja completo o ideal e atuar em algumas questões técnicas básicas:

1.Leitura Corporal
2.Detecção dos Pontos de Alarme
3.Florais de Bach
4.Equilíbrio dos Centros de Energia
5.Terapia Corporal dos Meridianos
6.Terapia em Sincronicidade
7.Aconselhamento

Assim lembramos que os Centros de Energia da Base, Umbigo e Plexo Solar são os detentores básicos da vida que alimentam a vontade do indivíduo.

O Centro de Energia do Coração é um desbravador, transforma energias pessoais em sonhos, e a vontade de amar e ser amado até os limites do universo. Ele representa o equilíbrio entre os três Centros de Energia básicos e três Centros de Energia superiores.

Os três Centros de Energia superiores Garganta, Fronte e Coroa, são a copa dessa grande árvore vibracional unindo as raízes e o tronco dos Centros de Energia Básicos aos corpos sutis ou trans-pessoais. Se os básicos se resumem a ação, o coração ao sentimento, os superiores, tem a função do pensamento racional e a ligação com o Divino. (Texto do autor do TCC Holopuntura)



Os Florais de Bach, trazem equilíbrio para a árvore da vida


CINCO MOVIMENTOS

Os Cinco Movimentos podem ajudar a tarefas recomendadas para o cliente para desenvolver atividades ligadas aos cinco movimentos,

MOVIMENTOS: MERIDIANOS

FOGO Coração
Banho de Sol Intestino Delgado
Circulação e Sexo
Triplo Aquecedor

TERRA Baço-Pancreas
Lidar com plantas Vesícula Biliar
Estômago

METAL Pulmão
Anel de ouro/prata Intestino Grosso

ÁGUA Rim
Beber e banho Bexiga

MADEIRA Fígado
Abraçar árvores Vesícula Biliar


MEMÓRIA CORPORAL e FLORAIS DE BACH

Segundo Roger Woolger. Other Lives (Outra forma de viver), Other Selves (Outra maneira de ser seguro de si). Bantam, NY, 1988, todo ser vivo tem memória corporal. Incorporada às células do corpo.

Meridiano do Pulmão: Região do peito:
Tristeza, sufocamento, perda, medo, culpa, abafamento.

Meridiano do coração: Região do coração:
: Frieza do coração, bloqueio emocional, ferimentos antigos.

Meridiano da Vesícula Biliar: Lateral das costelas:
Raiva, impotência. Afeta também o Meridiano do Fígado

Meridiano do Fígado: A vida não é agradável o bastante, amargor, não é justo. Afeta também o meridiano do Baço Pâncreas.

Meridiano do Estômago: Região do Estômago:
Medo, amargor, terror. O que vai acontecer? "Não consigo digerir isso"

Meridiano do Baço-Pâncreas: Região da cintura:
Insegurança, falta de apóio, medo, vergonha, inflexibilidade.

Meridiano dos Rins: Região dos Rins:
Medo, vão me pegar, terrível ansiedade.

Meridiano do Intestino Grosso: Região umbilical:
Nunca será o bastante, não desista, não demonstre medo, seja forte.

Meridiano do Triplo Aquecedor: Região abaixo do umbigo:
Não quero fazer isso, sinto-me preso.

Meridiano do Intestino Delgado:
Meridiano da Bexiga:
Meridiano da Circulação e sexo: Região da pélvis:
Medo, rigidez, confusão, vergonha, pudor excessivo. "Não devo sentir isso" Não devo fazer isso" "Sexo é ruim" "Isso vai me matar" "Preciso fugir" "Corre-corre" "falta de conteúdo espiritual"



Podemos encontrar mais informação na "TERAPIA REICHIANA: desenvolvida por Wilhelm Reich, onde a intervenção corporal via toque é um dos principais fatores catalizadores do aflorar do material psíquico inconsciente, o qual será trabalhado verbalmente na Terapia Holística. Reich, Wilhelm: psiquiatra, discípulo dissidente Freud, verificou que o inconsciente é corporal e que a cada tipo de trauma é "gravado" na musculatura de partes específicas do corpo, criando "couraças" musculares de caráter, causadas pelo mal fluxo dos biofótons, por ele chamados de "orgone". Manual Oficial do Terapeuta Holístico – pág 91 - 5.1.14.


Os Centros de Energia (Chakras) São energias sutis do animal instintivo que existe no âmago do ser humano, mais, as impurezas energéticas da terra, às intenções primárias: como medo, raiva, tristeza, culpa, afeto, alegria. Tudo isto enraizado em perfeita harmonia, como uma árvore que cresce em busca das energias sutis do Universo, fazendo um contato Divino, para manter o equilíbrio.

Esta energia que flui no ser humano tem recebido diferentes nomes de acordo aos seus pesquisadores, nós estaremos focalizando do ponto de vista de "Terapias Energéticas" onde nos deparamos com "Energias" ainda ausentes dos aparelhos científicos de medição. Mas muito presente nos resultados de consultórios de centenas de "Terapeutas Holísticos"

Os Centros de Energia irradiam seu equilíbrio em duas dimensões: Física e Espiritual, e esta energia quando desequilibrada afeta os pontos de Acupuntura os quais aparecem como "alertas" com o início de uma somatização.

Por isso eu penso que antes de realizar uma Holopuntura em Cliente, os Centros de Energia deste, devem ser "Energizados, Equilibrados e Fechados".

(ENERGIZAR, e literalmente, transferir energia universal para o cliente.

EQUILIBRAR é garantir que os opostos não lutem entre si e mantenham as oxcilações de acordo com as necessidades do cliente.

FECHAR, e bom lembrar que os Centros de Energia são abertos do Básico para o Coronário, e devem ser fechados do Coronário para o Básico, não deixando assim portas abertas.


Na "Árvore dos Pontos de Alarme a procura do Divino", de a você mesmo o simples toque, o carinho, na região dos Pontos de Alarme para trazer equilíbrio constante junto do alívio e bem-estar dos canais meridionais e estar em harmonia com o universo para cuidar dos seus clientes.


RESULTADOS

A análise realizado neste TCC, leva a concluir o que essência somos "TERAPEUTAS HOLÍSTICOS" podemos ter diferentes vertentes e beber em diferentes fontes de conhecimento e prática voltados para uma única finalidade: trazer conforto as pessoas que nós procuram. Neste caso os "FLORAIS DE BACH" tem; um destaque muito importante porque atua nos diferentes corpos do ser humano independente da filosofia a ser seguida e do conhecimento do cliente.

Os Florais de Bach, realmente promovem a qualidade de vida do cliente, limpando como vimos nos casos relatados poluição emocional retida no sub-consciente. Esta limpeza promove uma nova visão da vida, melhorando a auto estima, mudando comportamentos e percebendo que muitos pensamentos, sentimentos e atitudes, eram produtos externos ao seu projeto de vida.

"Tomar as rédeas da própria vida" é uma decisão individual onde certamente os Florais de Bach, tem muita participação. Como está escrito na pág. 112 do livro "Manual Oficial do Terapeuta Holístico" temos condições de: "Melhorar o comportamento, ajudar a elaborar decidir por si mesmo a elaboração da realidade e a preocupação com a mesma, incrementando a capacidade de ser bem sucedido nas múltiplas situações da vida, minimizando assim as condições adversas e aumentando ao máximo as oportunidades".


DISCUSSÃO

Este TCC nos conduze pelo caminho do constante aprendizado, não podemos parar no tempo: a combinação destes 38 florais e infinita, decorar as emoções que cada uma alcança, e tão importante como compreender e interpretar o nascimento da junção de duas essências florais.


CONCLUSÕES


Este TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Florais de Bach, foi realizado graças ao incentivo do Docente e Presidente do SINTE Sindicato dos Terapeutas do Brasil.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística – Curso de Florais de Bach 2004 BR

Florais de Bach, uma visão mitológica, etimológica e arquetípica – Ed. Pensamento – Autor Henrique Vieira Filho – 2003 SP. BR.

O melhor da Terapia Holística – Aut. SINTE Edição colecionador Ciência ou Arte: 2004 BR

Os Cinco Movimentos – Pôster - Autor Henrique Vieira Filho – 2004 BR

Auriculoterapia – Pôster - Autor Henrique Vieira Filho – 2004 BR

Podalterapia – Pôster - Autor Henrique Vieira Filho – 2004 BR

Reflexologia – Aut. Ann Gillanders Ed. Manole Ltda.Tradução de Marcos Malvessi 1999 BR

DO-IN 1 Volume – Juracy cançado Ed. Groud 1976 BR

DO-IN 2 Volume – Juracy cançado Ed. Groud 1980 BR

Acupuntura e Acupressura – Aut. Wolf Ulrich – 1980 BR

Shiatsu Facial – Aridinea Vacchiano – Ed. Ground – 2000 BR

O Corpo Fala – Editora Vozes – Aut. Pierre Weil e Rland Tompakow – 1986-2002 BR

Akupuntur - Laser- Akupunkturgerat – Heinz Jenckel – Ed. Petra – 2004 Alemanha

Terapia de vidas Passadas – Judy Hall – Ed. Avatar Tradução Henrique Rego M.1996 BR

Copyright © por SINTE - Sindicato dos Terapeutas Todos os direitos reservados.


As emoções são controladas por atitudes voluntárias e involuntárias; perceptíveis e imperceptíveis. Com as quais nem sempre temos o comando, o conhecimento e vivência de como trabalhar essas energias opostas mais necessárias, para o equilíbrio dos Meridianos que administram um ser vivo. É aqui que os Florais de Bach entram em cena, unindo uma técnica milenar com uma moderna.

INTRODUÇÃO
Os primeiros gregos se tornaram filósofos ao tentarem explicar o mundo cientificamente, já que antes deles, tudo era atribuído: a vontade dos deuses, supertições, mitos e lendas.

Depois do filósofo Tales de Mileto que tentava explicar que tudo no universo muda como a água, se destacou Pitágoras que afirmava que o mundo real podia ser explicado pela matemática, elaborando assim a teoria da harmonia do universo.

Quando temos um cliente na nossa frente temos uma realidade que muda e precisa de harmonia.

Heráclito observando as mudanças percebeu que tudo muda e que nada é permanente criando a célebre frase "Ninguém pode entrar no mesmo rio duas vezes".

Os Florais de Bach mudam no rio das emoções do cliente. Esta frase sintetiza que nunca trataremos a mesma pessoa com a mesma bateria de florais.

Sócrates na cidade do conhecimento, Atenas, era conhecido como o homem mais sábio da cidade e mesmo assim na sua humildade ele dizia "Tudo o que sei é que nada sei" e "A ignorância é o único mal"

Os Florais de Bach tem um início mais seu estudo não tem fim.

Platão, filosofava a questão "Existirá um mundo perfeito"

Para existir um mundo perfeito devo começar a perfeição comigo.

Já Aristóteles o melhor aluno de Platão viu na natureza as formas perfeitas e filosofou "Há algo maravilhoso em todas as coisas naturais"

O Pai da Terapia Floral Edward Bach, descobriu esse algo maravilhoso nos Florais.

Entre o filósofos se destacou uma mulher, Hipácia viveu na terceira maior cidade de Alexandria, ela acreditava em um ser divino que denominava como "O Uno" que dera origem a toda a realidade, e o objetivo filosófico dela, era encontrá-lo dentro de si mesmo.

O Terapeuta Floral sintoniza o deus interior dele, com o deus interior do cliente.

Mil anos depois no século treze Tomás de Aquino filosofou "Todos os seres vivos têm alma"

Segundo os filósofos Theodore Adorno autor junto a Max Horkeimer em 1924 membros da escola de Frankfurt no livro "A dialética do Iluminismo" deixa transparecer que estamos na "idade da razão" e mesmo assim não estamos perto da verdade.

As plantas vibram trazendo sintonia a outros seres vivos e os Florais entram na rede meridiana trazendo conforto e equilíbrio para o ser.

Filosofia e Razão me levaram a ligar Florais e Meridianos, desse estudo nasceu o quadro que deu origem a este TCC Trabalho de Conclusão de Curso, incentivado como terapeuta, na constante busca do equilíbrio de unir a "idade da razão" com a idade da emoção e com a idade do espírito.


MATERIAL E METODOLOGIA
O material analisado nasceu das aulas, os livros orientados pelo docente mais a curiosidade de ir além das fronteiras do conhecimento (ver bibliografia).

ELEMENTOS NORMATIVOS TÉCNICOS Pág. 137 – 5.1 – 5.1.2 do Manual Oficial do Terapeuta Holístico – Normas Técnicas Setoriais Voluntárias Ed. Madras. Autor: Henrique Vieira Filho - 2000.

TERAPEUTA FLORAL - NTSV – TF 002 – 5.1.2

procede ao estudo e à análise do cliente, realizados sempre sob o paradigma holístico, cuja abordagem leva em consideração os aspectos sócio-somato-psíquicos. Atua dentro de uma proposta de transcendência dos limites da personalidade, conectando o cliente consigo mesmo, trazendo à consciência aspectos do seu "eu"mais profundo, integrando-o, ainda com seu próprio corpo, sociedade e universo; faz uso de compostos energéticos denominados "essências florais".

TERAPIA FLORAL - NTSV – TF 002 – 5.1.3

cuja proposta é predominantemente preventiva e que atuam através das questões psíquicas, sendo cada essência indicada para harmonizar um tipo de emoção específica. O uso contínuo da terapia floral leva a uma maior compreensão das emoções, permitindo o aflorar de um material psíquico mais profundo, ampliando, assim, o auto-conhecimento, o que resulta numa melhoria da qualidade de vida como um todo, podendo chegar até à reversão das somatizações. É normalmente associada a outras técnicas terapêuticas, em especial, o aconselhamento, possibilitando mudanças em várias áreas, sendo as mais comuns: comportamento, elaboração da realidade e/ou a preocupação com a mesma, incremento na capacidade de ser bem sucedido nas situações da vida (aumento máximo das oportunidades e minimização das condições adversas), além de conhecimento e habilidade para tomada de decisões, inclusive, profissionais.


FLORAIS, PONTOS DE ALARME E OS DOZE MERIDIANOS

Os 38 ( trinta e oito ) Florais de Bach, mais o Rescue remedy (floral para todas as situações), formam 39 estados emocionais em desequilíbrio identificados pelo dr. Edward Bach. O conhecimento destes estados emocionais lhe permitiram criar uma essência floral, de planta, arbusto ou árvore para cada um. Daqui nasce a importância do conhecimento emocional, esta sabedoria mais a interação cliente/terapeuta em reconhecerem exatamente o que o cliente está sentindo e o terapeuta interpretando, é o começo para determinar os Florais de Bach mais apropriados.

Alguns clientes demoram mais de uma sessão para compartilhar o que está no âmago de sua alma, por questões de ensinamentos, religião, escaldo, desconfiança do processo ético, etc. O importante é restabelecer o equilíbrio e melhorá-lo.


OS FLORAIS DE BACH ESTÃO DIVIDIDOS EM SETE GRUPOS:
"Curso de Florais de Bach realizado em 2004 docente Henrique Vieira Filho"


MEDO: Rock Rose, Mimulus, Cherry Plum, Aspem, Red Chestnut.

INCERTEZA: Cerato, Sclerantus, Gentian, Gorse, Hornbeam, Wild Oat.

DESCONEXÃO AO PRESENTE: Clematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chestnut, Mustard, Chestnut Bud.

SOLIDÃO: Water Violet, Impatiens, Heater.

INFLUÊNCIAS EXTERNAS: Agrimony, Centaury, Valnut, Holly.

ABATIMENTO: Larch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak, Crab Apple.

(PRÉ) OCUPAÇÃO COM OS OUTROS: Chicory, Vervain, Vine, Beech, Rock Water.
Última atualização:
2007-05-30 11:03
Autor: :
SINTE SINDICATO DOS TERAPEUTAS
Revisão:
1.0
Avaliaçãoo mídia: 4.82 (11 Votos)

Não pode comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.

Registros nesta categoria

Tags