Ponto


Ponto

Praça-Distribuição, Ponto (Place)

Se este não for o "P" onde mais se equivocam os Terapeutas Holísticos, certamente que o "Ponto" é um dos fatores em que menos lembram de aplicar um dos princípios básicos do Marketing: pensar sob o ponto de vista dos Clientes...

Talvez pareça "cômodo" separar uma parte de sua própria moradia e transformar em consultório. Contudo, como convencer à Clientela de que é um Profissional, já que via de regra, quem atua sem local próprio, é "amador" ? O mesmo ocorre quanto a alugar aquele ponto "baratinho" (logo você descobrirá porque está tão abaixo do preço...). Ninguém confiaria a promoção de sua Qualidade de Vida a alguém que apresente sinais externos de "amadorismo" ou de pouco sucesso... Tenha certeza absoluta que é muito significativa a Localização de seu consultório para estabelecer seus honorários. O melhor profissional do mundo teria dificuldades em manter suas consultas em valores monetários acima da média se estiver localizado em um bairro cujos moradores sejam de baixa renda. Da mesma forma, a acessibilidade (trânsito, estacionamento, distência, tempo de deslocamento, etc) também é fator importante, pois pode "pesar" na decisão de um Cliente quanto a manter-se com este ou aquele profissional.

Contando "causos": tendo indicado uma excelente profissional para reportagem, fui acompanhar as filmagens e, chegando ao local, tive que "passear" por quase 15 minutos em busca de uma vaga para estacionar. A equipe de jornalismo quase desistiu, pelo mesmo motivo. Só consegui vaga bem distante do consultório, enquanto que o carro de reportagem, que teria que descarregar pesados equipamentos de vídeo, parou mais próximo, contudo, em local proibido, correndo o risco de multa. De imediato pensei sobre o quanto esta situação explicaria o fato de alguém que trabalhe tão bem, estivesse com bem menos Clientes do que merecia...

Contando MAIS "causos": certa época, fui convidado a montar o consultório em uma das ruas mais "badaladas" de São Paulo (frequentada por uma parcela da população de alto poder aquisitivo) e praticamente sem custos, pois seria a base de "troca" por atendimentos e cursos ... Na prática, porém, a região se mostrou bem frequentada "demais", com tamanho trânsito que simplesmente os Clientes além de chegarem atrasados, ficavam exauridos pelos congestionamentos. Solução: voltei para o antigo bairro, nem tão em evidência, contudo, bastante conhecido e SEM trânsito "pesado".

Para refletir:

1) Se possui ainda espaço em aberto na sua agenda e suspeita que o local em que se estabeleceu tenha sido totalmente aproveitado em seu potencial de Clientes, pense em manter outros pontos de atendimento alternativos, até mesmo em outros bairros e cidades.

2) Existe mais um tipo de Ponto (Localização) que também merece atenção, tal qual o seu consultório: o "PontoCom", ou seja, seu espaço na Internet. Da mesma forma como há poucos anos passados, uma empresa que não tivesse um número telefônico para fax seria vista como desorganizada ou mal sucedida, em pleno século 21, estar sem site ou e-mail é pejorativo, mesmo para um profissional autônomo. Com todo respeito aos ótimos serviços gratuitos tais como Hotmail, Tripod, HPG, CJB e similares, eles objetivam atingir o público que não tem recursos para contratação e manutenção de hospedagens profissionais na Internet, ou seja, os "amadores". Apresentar aos Clientes potenciais e-mails e sites gratuitos equivale, no "ciberespaço", a montar um consultório improvisado num dos cômodos da própria moradia, pois transmite uma sensação de "falta de verba" e certamente isso depõe contra a imagem de profissionalismo que todo Terapeuta Holístico precisa transparecer para ser reconhecido... O SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS disponibiliza sem custo aos seus associados em dia, um excelente "sobrenome" para Internet, sendo os e-mails no formato "seunome@terapiaholistica.net" e para "homepages", "seunome.terapiaholistica.net". Desta forma, sem investir a mais, usufrui de um serviço de Internet profissional e de utilização exclusiva a quem for filiado. Caso ainda não possua acesso à Internet, o SINTE, em parceria com o IBEST, oferece conexão discada gratuita. Ainda não tem computador ? Pode usufruir dos financiamentos via PROGER, da parceria entre SINTE e Banco do Brasil; se ainda não tiver conta nesta instituição bancária, saiba que os filiados que possuam CRT - Carteira de Terapeuta Holístico Credenciado tem condições privilegiadas para abertura. Observem que tais iniciativas do SINTE são bons exemplos do que é Marketing, ou seja, de atuar sempre tendo em mente o interesse de sua Clientela: os Terapeutas Holísticos.

3) Para o caso de receita insuficiente para manter sozinho uma boa localização de consultório, estude a hipótese de sublocar espaço e horários em Pontos já bem estabelecidos. Fique atento aos anúncios que ofertam tais vagas ou busque pelas mesmas, postando seu interesse no Fórum disponível no "site" do SINTE em www.sinte.com.br.

Última atualização:
2007-06-27 13:37
Autor: :
SINTE SINDICATO DOS TERAPEUTAS
Revisão:
1.0
Avaliaçãoo mídia: 4.75 (4 Votos)

Não pode comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.